A autorização para fechar imóveis abandonados com tapumes está entre os principais objetivos da prefeitura de Joinville com o projeto enviado à Câmara de Vereadores na semana passada. A proposta traz punições mais duras para os donos de imóveis sem condições de segurança, com ocupação indevida e ocorrência de eventuais delitos.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A vedação, ainda que não seja medida definitiva, impede o acesso à edificação. A previsão legal de multas pode levar mais proprietários a providenciar a segurança do imóvel vazio, mas há casos de difícil localização dos donos. Nessas situações, os tapumes podem ser mais eficazes. A instalação até já pode ser feita atualmente, em casos mais extremos, mas a prefeitura quer mais garantias legais.
O projeto prevê multa entre R$ 3,7 mil e R$ 37 mil caso os proprietários não tomem providências após notificação pela prefeitura – um laudo a ser elaborado pelo município vai definir quais imóveis abandonados são considerados inseguros. As penalidades seguintes são de interdição, demolição e expropriação, em casos extremos e se as punições anteriores não surtirem efeito.
Nesse intervalo, a prefeitura poderá fechar as aberturas (portas e janelas) e instalar tapumes para cercar o imóvel abandonado, com as despesas a serem ressarcidas pelos donos. O tema é considerado uma lacuna no Código de Posturas. O objetivo com a proposta é o “resguardo jurídico” para que as equipes possam tomar as providências.
Continua depois da publicidade
Com 3ª maior população do Sul, Joinville fica em 16º em número de vereadores
Com obras paradas há 3 anos, galeria do Mathias vai passar por inspeção em Joinville
Qual a expectativa de crescimento da população de Joinville neste ano
Jorginho Mello participa de inauguração em Joinville nesta segunda
Com “novidade”, Joinville volta a ter renovação na frota de ônibus
Quais foram os custos com o “prédio verde” em Joinville
Mudança em lei de Joinville permite indústrias em mais regiões da cidade