Em projeto enviado à Câmara de Vereadores nesta semana, a prefeitura quer fazer uma série de mudança na lei dos servidores temporários. Se a proposta for aprovada, o futuro contrato dos profissionais admitidos nas secretarias de Educação e Saúde (as duas secretarias concentram a grande maioria dos servidores municipais) poderá ter duração de até dois anos, prorrogáveis por mais dois. A atual regra, de 12 meses mais renovação por 12 meses, seria mantida para os profissionais das demais áreas. Além disso, o prazo para a recontratação seria reduzido para seis meses.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

No ano passado, o governo Adriano Silva enviou projeto para mudar a lei dos temporários, mas pediu a retirada na reta final de tramitação. A modalidade de contratação temporária é a preferida do município desde 2014, quando foi realizado o último concurso geral para servidores: desde então, foram feitos concursos para efetivos somente para a Guarda Municipal (duas vezes), médicos do Saúde da Família e para a educação.

A proposta prevê licença-maternidade de 120 dias. O horário para amamentação foi incluído. O projeto para a alteração da lei amplia as situações previstas para justificar a contratação de temporários. Na lista de novos motivos, por exemplo, está o acréscimo de na demanda por atendimentos por causa de crise econômica, fluxo migratório, entre outros, desde que não tenham candidatos remanescentes aprovados em concurso. Há alterações em relação ao processo seletivo simplificado, entre outras mudanças.

Agenda na ANTT sobre BR-101 terá comitiva de Joinville e região

Continua depois da publicidade

Censo da população de rua de Joinville fica pronto neste ano; estudo trará perfil

FOTOS: Construção de viaduto na duplicação da BR-280 entra em nova fase

Quais obras estão em estudo para a BR-101 em Joinville; confira oito propostas

Busca pela ampliação da BR-101 em Joinville tem nova alternativa

Qual o motivo para uso dos pórticos na fiscalização do trânsito em Joinville

Proposta para ampliar parque em Joinville prevê novas passarelas