A prefeitura de Joinville poderá requisitar leitos de UTI em hospitais privados da cidade para o atendimento de pacientes com coronavírus. Nesta quarta, as UTIs dos hospitais São José e Regional atingiram 100% da capacidade. Em Joinville, são os dois estabelecimentos que oferecem leitos pelo SUS para pacientes adultos. Também há possibilidade ampliar a capacidade de atendimento com compra de equipamentos.

Continua depois da publicidade

> Hospital São José, em Joinville, atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19

> Joinville passa Chapecó e é a cidade com mais casos de coronavírus em Santa Catarina

A requisição será tomada em caráter excepcional, diz o prefeito Udo Döhler. “Se houver situações de emergência, deveremos solicitar os leitos, com pagamento, é claro”, diz o prefeito. Udo considera as três próximas semanas como decisivas por causa da queda nas temperaturas. Mas neste momento, não há encaminhamento pela requisição de leitos – a prefeitura espera que a demanda pelas vagas seja atendida pela regulação do governo do Estado, ainda que novos pacientes tenham que ser, eventualmente, internados em outras cidades.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde de Joinville também pretende utilizar leitos privados para covid-19 também por meio de credenciamento, com edital já aberto: nessa modalidade, são os hospitais privados que buscam se credenciar para oferecer as vagas. Nesse modelo, a secretaria quer contar com pelo menos 30 novos leitos na rede privada. A busca está sendo feita também em cidades vizinhas, como Jaraguá do Sul.

Outra frente de trabalho para ampliar a capacidade de atendimento é apressar a abertura de mais 19 leitos para coronavírus no Hospital Regional, em nova ala de UTI em construção pelo governo do Estado. A instalação está entrando na fase final. Neste momento, Joinville conta com 91 leitos de UTI exclusivos para a covid-19.