A Secretaria de Educação de Joinville mapeou dez áreas para a futura instalação de centros de educação infantil, com declaração pela prefeitura de utilidade pública dos terrenos. No entanto, as possíveis construções ainda não têm expectativa de quando serão iniciadas porque há outras unidades a serem implantadas antes do novo lote.

Continua depois da publicidade

> Joinville quer repasse do governo do Estado para mais duas obras

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Além da compra de vagas na rede privada, a prefeitura de Joinville pretende manter a expansão da rede própria de CEIs. Há decisão judicial com imposição de prazo (até 2022) para atendimento de toda a demanda da educação infantil. A liminar foi concedida no início do ano pelo Tribunal de Justiça, em ação iniciada em 2017 pelo Ministério Público de Santa Catarina. O município está recorrendo.

A Secretaria de Educação de Joinville pretende abrir as licitações no ano que vem para a construção de seis CEIs. Os projetos estão sendo elaborados pela Amunesc. Esse lote deve erguido entre 2022 e 2023. Há também as áreas definidas nesta semana (na rua Santa Catarina e na Estrada Timbé e nos bairros Santo Antônio, Jardim Paraíso, Glória, Boehmerwald, Zona Industrial Norte, Morro do Meio, Vila Nova e Guanabara), ainda sem prazo para obras.

Continua depois da publicidade

A secretaria de Joinville cita ainda que há mais terrenos particulares sendo estudados, além de imóveis municipais – foi solicitado ainda a cessão de duas áreas do governo do Estado. A educação infantil terá expansão principalmente para a faixa entre quatro meses e três anos (berçário e maternal).

> Em 2011, galeria antiga do Mathias teve queda em outro local de Joinville

> Após acidente em Joinville, o que o TCE quer saber da prefeitura

> Consórcio que atuou nas obras do Mathias em Joinville divulga nota

​> Plano mais antigo, robôs viram urgência para perícia em galerias de Joinville