Depois de abrir a casa de passagem em preparação na zona Sul, a Secretaria de Assistência Social de Joinville pretende abordar moradores de rua para avisar sobre a possibilidade de pernoite no novo espaço. Inclusive estão mapeados locais de maior presença de pessoas em situação de rua, como no acampamento na Ottokar Doerffel e nas imediações da Estação da Memória. Hoje, a abordagem já é feita, com propósito de indicar canais de atendimento.
Continua depois da publicidade
Para onde ir
Mas não há insistência para que deixem o local porque não há onde as pessoas possam se abrigar. Com a casa de passagem, a ser aberta nas próximas semanas, haverá opção de pernoite. E há locais onde não será permitida a permanência. Outra mudança em curso será abrir o Restaurante Popular à noite para janta. Se isso se efetivar, entidades que distribuem alimentação à noite serão avisadas de que moradores de rua já contam com local para comer. Enquanto isso, está sendo preparada campanha contra a doação de esmolas.
Costa do encanto
A 2ª Vara da Justiça Federal de Joinville realiza hoje audiência de conciliação na ação de execução referente ao licenciamento ambiental das obras da Costa do Encanto. Em janeiro de 2016, a Tribunal Federal da 4ª Região atendeu à ação do MPF de 2011 e determinou anulação das licenças concedidas pela então Fatma e exigiu realização de estudos de impactos ambientais. O governo do Estado está recorrendo no STJ.
Paralisação em são chico
O efeito prático da decisão de 2016 foi a paralisação do asfaltamento da estrada entre a Vila da Glória (São Francisco do Sul) e Itapoá, a única em andamento. A tentativa de conciliação hoje, com participação do Estado, prefeituras, MPF, IMA e Amunesc, tentará encaminhar acordo sobre o licenciamento. Não há nenhuma outra obra prevista no programa Costa do Encanto.
Coleta
O projeto da Prefeitura de Joinville sobre a coleta de recicláveis não chegou a ser enviado para a Câmara porque há dúvidas sobre os impactos. A proposta era limitar o recolhimento dos materiais, entre os veículos motorizados, somente aos caminhões da coleta seletiva oficial, da Ambiental.
Continua depois da publicidade
Motorizados
Seria uma forma da barrar a chamada coleta clandestina em grande escala. Quem faz a coleta com carrinhos, sem motor, poderia continuar o trabalho. Mas surgiu a informação sobre catadores que usam veículos motorizados de pequeno porte em Joinville e a proposta não foi adiante, devido ao temor de prejudicá-los.
Na rodovia
Já tem empresa escolhida, por meio de licitação da Águas de Joinville, para fazer a ampliação de rede de água às margens da Rodovia do Arroz. É obra de R$ 3,2 milhões.

Nova igreja
A construção da nova igreja Matriz da Paróquia São Sebastião vai ganhando forma no bairro Iririú. A obra está saindo com a colaboração dos fiéis.