Os prefeitos da Amunesc querem encontro com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar da duplicação da BR-280, principalmente do segmento entre Araquari e São Francisco do Sul – o lote está com obras paradas desde o final de 2022. O pedido foi incluído em documento a ser enviado ao Fórum Parlamentar Catarinense, após reunião realizada na quinta-feira, em São Francisco do Sul. A reunião foi anterior ao anúncio da vinda do ministro a Santa Catarina. Com sede em Joinville, a associação é formada por nove municípios do Norte.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
No ofício, os prefeitos querem que o Fórum Parlamentar apresente pedido aos governo federal e estadual pedido de conclusão da obra. A duplicação da BR-280 é uma obra federal, mas teve participação do governo estadual em 2022, com repasse de R$ 50 milhões para o lote 1. No documento, é citada a importância da rodovia para a região Norte, principalmente para o porto e praias de São Francisco do Sul, além das indústrias de Araquari.
Confira imagens do lote 1
A “melhoria da qualidade de vida” dos cidadãos também foi apontada pelos prefeitos da Amunesc. A reunião solicitada com o ministro dos Transportes será para detalhar o cronograma de duplicação da BR-280. O lote 1 teve obras paradas para a revisão do projeto e agora enfrenta impasse para a retomada: o atual contrato não é mais suficiente para duplicar os 36 km em toda a extensão. O DNIT/SC quer permissão para retomar as obras em dois trechos e concluir o restante em outro contrato, a ser analisado.
Confira as obras nos lotes 2.1 e 2.2
A solicitação está em análise. Se não for aceita, o lote 1 terá de passar por nova licitação para todo o segmento, em processo que deverá levar pelo menos dois anos. Os demais dois lotes estão em andamento em Jaraguá do Sul e Guaramirim e mais trechos devem ser liberados neste ano. As obras da BR-280 começaram há dez anos.
Continua depois da publicidade
Para que servem os aparelhos instalados nos principais acessos de Joinville
Joinville tem mais de mil atendimentos por dia por causa da dengue