O prefeito de Joinville, Adriano Silva, a vice-prefeita Rejane Gambin, e os três vereadores do Novo na cidade, Alisson Julio, Érico Vinicius e Neto Petters, assinaram manifesto favorável à participação do deputado federal Tiago Mitraud (MG) na escolha do candidado do partido à presidência da República. A divulgação de apoio, endossada por 40 das 52 lideranças do Novo com mandato, foi realizada após João Amoêdo ter afirmado o interesse em concorrer novamente. Em outro momento neste ano, o Novo de Joinville fez abordagem pública sobre o empresário.
Continua depois da publicidade
> Qual o futuro dos projetos de reforma da Previdência de Joinville
> Pedido da prefeitura de Joinville por emendas para duplicar acesso é também “recado”
> Receba notícias de Joinville e do Norte de SC por WhatsApp
Em março, a direção do partido chegou a fazer uma nota sobre os posicionamentos. O Novo de Joinville alegou que Amoêdo era ex-presidente nacional do partido e que não fazia mais parte da executiva. Enfim, um filiado. “As opiniões do filiado João Amoêdo divergem dos posicionamentos oficiais do Novo em diversos pontos, como ele mesmo admitiu em diversas entrevistas”, alegou a nota.
Continua depois da publicidade
O Novo também fez defesa da liberdade de expressão, de que o cidadão não precisa ter aval do Estado para se manifestar. Não chegou a ser explicado exatamente por que o partido veio a público dizer que Amoêdo era um filiado, de que suas manifestações eram pessoais e não a posição do Novo. Na época, o ex-candidato a presidente já vinha adotando tom mais crítico ao governo Bolsonaro, posição intensificada nos últimos meses.
O manifesto a favor da participação do deputado mineiro no processo de escolha do Novo surgiu em momento no qual Amoêdo não só se lança pré-candidato como informa ter o apoio de expressiva maioria no diretório nacional da legenda. Na prática, a declaração de apoio a Mitraud é uma reação a Amoêdo, ou, pelo menos, deque há outro nome disposto a concorrer pelo Novo.
Pelas redes sociais, o deputado federal Marcel van Hattem fez a defesa de mais opções no Novo. “Para que a convenção nacional possa decidir com tranquilidade por uma candidatura que una o partido e bem represente nossos valores nessa travessia, é importante que se estimule a pluralidade de opções e o amplo debate interno sobre as opções disponíveis”. Van Hattem, assim como as lideranças do Novo com mandato em Joinville, também assinaram o apoio a Mitraud. Joinville é a única cidade do País comandada pelo Novo.
> Contrato de concessão dos aeroportos de Joinville e de Navegantes será assinado em setembro
> Prefeitura de Joinville terá de renovar certificado para usar recurso estadual no Eixo K