Nas agendas desta segunda-feira em Brasília, em encontro intermediado pelo deputado federal Coronel Armando, Udo Döhler visitou Floriano Peixoto Vieira Neto, o ministro da Secretaria Geral da Presidência. O prefeito de Joinville e o general se conhecem desde a época em que o militar foi comandante do 62º Batalhão de Infantaria. Udo também esteve na Caixa tratando de financiamentos para a Prefeitura e Águas de Joinville.
Continua depois da publicidade
Licença de suplentes
A Comissão de Legislação aprovou o parecer e a proposta para permitir que vereadores assumam cargos temporariamente em outros Legislativos (Senado, Câmara dos Deputados ou Assembleia Legislativa), sem a necessidade de renunciar na Câmara de Joinville, está pronta para ser votado. O projeto foi apresentado no ano passado, com assinatura da maioria dos vereadores. Reações contrárias deixaram a análise para 2019.
Na fila da Câmara
Como é primeiro suplente na Câmara dos Deputados, Jaime Evaristo (PSC) é o vereador de Joinville com mais possibilidades de assumir. A aliança dele elegeu Hélio Costa (PRB) e Rodrigo Coelho (PSB). Se um dos dois se licenciar, Jaime assume se renunciar na Câmara de Joinville. Se ele não quiser assumir como deputado federal, tem que renunciar à Câmara dos Deputados, sem chance mais, portanto, de voltar em outro momento.
Deve concorrer
As chances de Rodrigo Coelho se licenciar no ano que vem são muito grandes, até porque deve concorrer a prefeito de Joinville. Na reunião de ontem, Jaime inclusive lembrou que caso possa assumir sem renunciar, Joinville manterá um deputado federal. Maurício Peixer, Odir Nunes, Richard Harrison, Rodrigo Fachini e Tânia Larson também são suplentes, mas com chances remotas de assumir porque ficaram em posições mais distantes dos eleitos.
Articulação da reforma
As reuniões do ministro Paulo Guedes com grupos de deputados federais são apontadas por Darci de Matos (PSD) da intenção de o governo Bolsonaro articular a aprovação da reforma da Previdência. Para o deputado, a temperatura já baixou e estão reabertos os canais de diálogo. O encontro de onze parlamentares federais do PSD com o ministro da Economia será nesta quarta-feira.
Continua depois da publicidade