Um prédio centenário de Joinville, tombado pelo patrimônio histórico, vai passar por restauração. A concorrência para a contratação da reforma no prédio da Procópio Gomes com a Afonso Pena está em preparação e deverá ser lançada nos próximos meses. O imóvel voltará a ser a sede da Secretaria da Assistência Social, hoje instalada no Centro de Atendimento ao Cidadão, na João Colin.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O prédio a ser restaurado, com construção iniciada em 1911 e inaugurada em 1916, foi a primeira sede do Lar Abdon Batista (denominação adotada definitivamente nos anos 70). O imóvel deixou de ser usado nos anos 90, quando a instituição concluiu a mudanças para edificações ao lado. Após anos sem uso, a construção histórica passou a ser sede da então Secretaria de Bem-estar Social após reforma.
Em 2018, chegou a ser contratada a recuperação do telhado, mas as obras não foram concluídas. A Secretaria de Assistência Social deixou o local por causa da situação deteriorada do imóvel. A busca agora é pela reforma de todo o imóvel, não somente da cobertura. As secretarias da Infraestrutura e da Habitação também participam das tratativas. No setor do que prédio que não está interditado, os espaços estão sendo usados como depósito.
> Se aprovado, subsídio federal para ônibus pode repassar R$ 17,3 milhões para Joinville
Continua depois da publicidade
> Cadastro aponta 24 mil pessoas em extrema pobreza em Joinville
> Turno intermediário volta a ser utilizado em escola municipal de Joinville
> Prefeitura de Joinville revisa empréstimo de 2014 e valor tem redução
> Sem data, novo concurso da prefeitura de Joinville será “dividido”