O futuro da antiga escola Conselheiro Mafra tem nova proposta para utilização. Desta vez, o plano é ceder a área (permissão de uso) para a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, para instalação de centro de treinamento para o programa de bombeiros mirins. A proposta da prefeitura foi enviada à Câmara de Vereadores nesta semana.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os projetos vão começar a ser elaborados após a cessão, se aprovada, em contrapartida de empreendimento privado. A associação vai contratar a reforma. O pacote de obras, com equipamentos, está estimado entre R$ 2 milhões e R$ 2,5 milhões. O grupo escolar estadual Conselheiro Mafra começou as atividades em 1911, com desativação em 2012, logo após o centenário. Antes mesmo do encerramento, o governo do Estado ensaiou uma reforma, mas desistiu.
Na sequência, foi descoberto que o imóvel nunca teve a formalização da transferência do município para o Estado; portanto, a propriedade é do município. Depois, os planos foram de instalação de campus do Instituto Federal de Santa Catarina, sem irem adiante. Em outro momento, seria a sede do IMA.
Na sequência, houve movimentação para uso como complexo de segurança, também sem sair do papel. Em 2019, houve a cessão para o Rotary Clube de Joinville – Leste, com encerramento da permissão de uso no ano passado. Agora, a proposta é para instalação de Centro de Treinamento para bombeiros mirins.
Continua depois da publicidade
Joinville tem emenda para acabar com regra de suspensão relâmpago de prefeito
Quantas infrações foram registradas pelos radares em Joinville após retomada
Justiça nega suspensão de pavimentação em orla de cidade de SC
Pesquisa sobre novo binário em Joinville tem mais de 2 mil manifestações
Como cidade de Santa Catarina busca a retomada de escalas dos cruzeiros
Jorginho atende convite de Adriano e Vigorelli fará parte de agenda de visita