Os portos de São Francisco do Sul e de Itapoá estão montando modelagem inédita para buscar parcerias para uma obra fundamental para a maior competitividade dos terminais: o aprofundamento do canal de acesso da baía da Babitonga, um investimento de R$ 300 milhões que permitirá a passagem de navios de maior porte, de até 400 metros e com o dobro da capacidade dos atuais cargueiros em operação nos portos. A dragagem ampliará o calado e parte dos sedimentos removidos será usada no alargamento da praia de Itapoá. Além de definição da fonte de recursos, a obra precisa da licença ambiental de instalação, em análise pelo Ibama – a licença prévia já foi concedida.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

O tema foi tratado nesta quinta-feira, em inauguração da nova expansão do Porto Itapoá. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esperado para a solenidade, chegou a se deslocar até Joinville, mas as condições de voo não permitiram a ida até Itapoá. O ministro gravou mensagem em vídeo, exibida no evento. Presente na solenidade, o governador Jorginho Mello citou o investimento na dragagem do canal externo como um dos “maiores investimentos feitos até hoje” em infraestrutura de portos de SC.

Porto Itapoá inaugurou expansão

O modelo em elaboração ainda terá de ser submetido ao Ministério de Portos e Aeroportos e à Antaq, a agência de regulação do setor. Além da participação privada, o governo do Estado, por meio do Porto de São Francisco do Sul, busca aporte do governo federal, a fundo perdido, para colaborar na dragagem. Os secretários Cleverson Siewert (Fazenda) e Beto Martins (Portos, Aeroportos e Ferrovias) alegaram que o modelo em construção pelos portos poderá servir de case para outros terminais pelo País.

Expansão

A expansão inaugurada pelo Porto Itapoá é a expansão de 200 mil metros quadrados no pátio de contêineres. O espaço conta com área coberta de 8 mil m2. O pátio agora conta com 455 mil m2, um dos maiores do País. A área entregue tem um setor para operações crossdocking, com descarregamento do contêiner no próprio terminal. Com a expansão, será possível a movimentação de até 2 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.

Continua depois da publicidade

Novo viaduto no Norte de SC terá liberação parcial

Ampliação de porto em SC será inaugurada com participação de ministro

Teleférico sobre a Babitonga é sugerido em Joinville

Novo binário de Joinville tem trecho definido para primeira etapa

Sargento Lima aponta chance de chapa pura do PL em Joinville e cita “todos contra um”

Joinville tem reforço no controle dos borrachudos; outro mosquito também preocupa na zona rural

Novo binário de Joinville vai colocar corredor de ônibus em pista central de avenida