Os portos de São Francisco do Sul e de Itapoá estão montando modelagem inédita para buscar parcerias para uma obra fundamental para a maior competitividade dos terminais: o aprofundamento do canal de acesso da baía da Babitonga, um investimento de R$ 300 milhões que permitirá a passagem de navios de maior porte, de até 400 metros e com o dobro da capacidade dos atuais cargueiros em operação nos portos. A dragagem ampliará o calado e parte dos sedimentos removidos será usada no alargamento da praia de Itapoá. Além de definição da fonte de recursos, a obra precisa da licença ambiental de instalação, em análise pelo Ibama – a licença prévia já foi concedida.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

O tema foi tratado nesta quinta-feira, em inauguração da nova expansão do Porto Itapoá. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esperado para a solenidade, chegou a se deslocar até Joinville, mas as condições de voo não permitiram a ida até Itapoá. O ministro gravou mensagem em vídeo, exibida no evento. Presente na solenidade, o governador Jorginho Mello citou o investimento na dragagem do canal externo como um dos “maiores investimentos feitos até hoje” em infraestrutura de portos de SC.

Porto Itapoá inaugurou expansão

O modelo em elaboração ainda terá de ser submetido ao Ministério de Portos e Aeroportos e à Antaq, a agência de regulação do setor. Além da participação privada, o governo do Estado, por meio do Porto de São Francisco do Sul, busca aporte do governo federal, a fundo perdido, para colaborar na dragagem. Os secretários Cleverson Siewert (Fazenda) e Beto Martins (Portos, Aeroportos e Ferrovias) alegaram que o modelo em construção pelos portos poderá servir de case para outros terminais pelo País.

Continua depois da publicidade

Expansão

A expansão inaugurada pelo Porto Itapoá é a expansão de 200 mil metros quadrados no pátio de contêineres. O espaço conta com área coberta de 8 mil m2. O pátio agora conta com 455 mil m2, um dos maiores do País. A área entregue tem um setor para operações crossdocking, com descarregamento do contêiner no próprio terminal. Com a expansão, será possível a movimentação de até 2 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.

Novo viaduto no Norte de SC terá liberação parcial

Ampliação de porto em SC será inaugurada com participação de ministro

Teleférico sobre a Babitonga é sugerido em Joinville

Novo binário de Joinville tem trecho definido para primeira etapa

Sargento Lima aponta chance de chapa pura do PL em Joinville e cita “todos contra um”

Joinville tem reforço no controle dos borrachudos; outro mosquito também preocupa na zona rural

Novo binário de Joinville vai colocar corredor de ônibus em pista central de avenida