A compra de 20 veículos está dando ao Porto Itapoá a condição de contar com a maior frota de caminhões elétricos entre os terminais portuários do País. Os TTs (terminal tractors, como são chamados) já foram desembarcados em Itapoá e serão utilizadas nas operações internas do porto, como a movimentação de contêineres. O investimento é de R$ 20 milhões. A compra faz parte da expansão do porto, da qual faz parte a ampliação de 200 mil metros quadrados no pátio, entregue em abril.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Os novos veículos entram em operação em agosto. As estimativas do Porto Itapoá apontam que duas mil toneladas de carbono deixarão de ser emitidas por ano, com a utilização dos caminhões elétricos. A quantidade é equivalente a 858 mil litros de combustível. O porto terá estrutura para carregamento dos veículos dentro das instalações portuárias.

Confira imagens dos caminhões

Os caminhões têm capacidade de carregar até 65 toneladas, cada, com autonomia de 150 quilômetros – são dez horas de trabalho. “Somados, os novos TTs nos darão uma autonomia de 3 mil quilômetros até o seu carregamento, o que mostra que uma boa gestão ambiental tem reflexos diretos na produtividade”, afirma Sergni Pessoa Rosa Jr, diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá.

Continua depois da publicidade

Quantos estabelecimentos de comércio e serviços estão instalados em Joinville, por bairro

Novo binário de Joinville deve levar mais tempo para ficar pronto

Como Joinville busca virar polo internacional em setor de turismo ambiental

Qual o limite de gastos para candidatos a prefeito e vereador em Joinville

Prorrogação aponta mais tempo para sair licitação do ônibus em Joinville

Ilhas fazem parte de cessão de áreas da União para parque em SC

Expansão urbana de 4,5 mil hectares em Joinville terá mudanças na Câmara