O Porto de São Francisco do Sul vai passar por estudos para apurar os impactos nos custos operacionais por causa de questões climáticas. O diagnóstico, que contempla também o Porto de Rio Grande, será elaborado por meio de parceria entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O convênio entre o ministério e a fundação foi assinado na semana passada”. Já houve estudo prévio sobre condições climáticas envolvendo 21 portos no País.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O trabalho vai montar painel com informações sobre a movimentação dos portos, receitas, dados meteorológicos, entre outras informações. A pesquisa terá de apurar quais são os custos operacionais provocados por situações como vento, chuva, granizo, neblina e onda, além de apontar quais medidas podem ser tomadas para amenizar os impactos de mudanças climáticas. A análise de linhas de crédito está prevista no pacote.

Confira imagens do Porto de São Francisco do Sul

O programa aponta o clima como desafio global. “Os custos associados a essas variáveis climáticas são expressivos para o sistema portuário mundial. As interrupções nas operações portuárias resultam em redução de atividade econômica para os operadores, companhias de navegação, armadores e empresas que dependem do transporte marítimo para suas cadeias de suprimentos”. Já houve estudo prévio envolvendo 21 portos no País.

Continua depois da publicidade

Rodovia no Norte de SC terá mais viadutos e ponte em trecho de 10 km

Quais bairros de Joinville têm mais lotes baldios

Qual a fatia do Centro em estabelecimentos de comércio e serviços em Joinville

Como será construído túnel três vezes maior do que o previsto para SC

“Saída” para a reforma, concessão da Cidadela de Joinville ainda não tem prazo

Justiça volta a negar liminar ao MP em ação sobre licença ambiental em rios de Joinville

Dessa vez, cobrança sobre a BR-101 em Joinville será diferente