As tratativas em andamento podem prorrogar a concessão da administração do Porto de São Francisco do Sul da União ao governo de Santa Catarina até 2061. Informações iniciais apontavam que a extensão por mais 25 anos seria a partir de agora, mas a ampliação da delegação em discussão será a partir de 2036, ano final da atual concessão, se confirmada. A prorrogação tem relação com as obras de dragagem e aprofundamento do canal externo da baía da Babitonga, estimadas em R$ 300 milhões.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Pela modelagem montada para custear a dragagem do canal, o que permitirá o acesso de cargueiros de maior porte, o Porto Itapoá banca as obras por meio de antecipação das tarifas portuárias pagas ao Porto de São Francisco do Sul, a autoridade portuária no complexo. A “devolução” ocorrerá em torno de 12 anos, a partir da realização das obras. A dragagem, ainda a ser licitada, deve começar em 2025.
Para dar mais segurança ao modelo adotado, a prorrogação do convênio de delegação, proposta pelo governo do Estado, permitirá que a autoridade portuária seja a mesma até o encerramento do contrato para a dragagem do canal. O atual convênio foi assinado em 2014, com aplicação retroativa a 2011 e duração de 25 anos. A modelagem para a dragagem do canal externo da Babitonga tem o sinal verde do Ministério dos Portos, a ser formalizado em evento a ser realizado no Estado.
Continua depois da publicidade
Prédio de 29 andares a ser lançado em Joinville terá apartamentos compactos de alto padrão
Quantas pessoas moram sozinhas em Joinville
PR planeja centro de convenções em área de antigo estádio, em Curitiba
Em iniciativa inédita, escola municipal de Joinville terá pista de skate
Com túnel duplo, lote “que falta” em projeto é o mais complexo em futura rodovia de 145 km em SC
Asfaltamento de estrada em estudo entre duas cidades de SC prevê nova ponte
SC autoriza projetos para rodovia bilionária paralela à BR-101; futura via ganha novo nome