O Porto de São Francisco do Sul abriu consulta pública sobre o arrendamento do Terminal Graneleiro, com possibilidade de apresentação de sugestões para a futura modelagem de concessão. Em maio, será realizada audiência pública sobre o tema – toda a documentação sobre a proposta de arrendamento está disponível no site do porto, inclusive a minuta do edital. A etapa seguinte será a análise pelo Tribunal de Contas da União. A concorrência deverá ser realizada em meados de 2025.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

O futuro contrato de arrendamento, por 25 anos, tem estimativa de receita de R$ 1,96 bilhão. O critério de licitação será o valor de outorga. O Terminal Graneleiro é utilizado para granéis de origem vegetal, como soja e milho. A estrutura de movimentação e armazenagem de cargas tem 41 mil metros quadrados de área, com acesso rodoviário e ferroviário. A movimentação é feita para a exportação, principalmente.

Confira imagens do Porto de São Francisco do Sul

O terminal foi operado pela Cidasc, até a desocupação, em 2019. O porto assumiu a gestão e, posteriormente, em 2021, duas empresas de operações portuária foram credenciadas para a exploração do serviço. A futura concessão prevê investimentos da arrendatária no terminal para atender à crescente movimentação de cargas.

Continua depois da publicidade

Como será a contratação de vagas para as obras da Ponte Joinville

Portos da Babitonga buscam modelo inédito para bancar obra de R$ 300 milhões

Novo viaduto no Norte de SC terá liberação parcial

Ampliação de porto em SC será inaugurada com participação de ministro

Teleférico sobre a Babitonga é sugerido em Joinville

Novo binário de Joinville tem trecho definido para primeira etapa

Sargento Lima aponta chance de chapa pura do PL em Joinville e cita “todos contra um”