Por meio de portaria e em momento de maior ocupação das UTIs e enfermarias, a Secretaria de Saúde de Joinville reforçou a obrigatoriedade de registro da capacidade de atendimentos de leitos dos hospitais públicos e privados da cidade. A portaria determina o cadastro diário dos dados sobre as vagas, ocupadas e disponíveis, no sistema de gestão de leitos hospitalares, plataforma mantida pela Secretaria de Estado da Saúde. Em caso de descumprimento da determinação ou atendimento de forma “inadequada”, estão previstas punições.
Continua depois da publicidade
> Joinville recomenda isolamento de pessoas que moram com quem tem sintomas de gripe
A secretaria municipal já tem acesso às informações sobre os leitos, inclusive faz uma divulgação diária da ocupação das vagas para o covid-19 nas redes pública e privada. Mas houve casos de preenchimento errado dos dados e portaria chega para regulamentar com mais precisão as informações.
Se houver equívocos sobre leitos, os indicadores da matriz de avaliação de risco da pandemia podem indicar panorama também equivocado, afinal, a capacidade de atendimento hospitalar é um dos principais indicadores.
> Novo decreto em Joinville é resposta ao avanço da pandemia e às denúncias de aglomeração
Continua depois da publicidade