A conclusão do viaduto paralisado há mais de uma década em São Francisco do Sul é considerada “prioritária” pelo DNIT na retomada da retomada das obras do contorno ferroviário da cidade litorânea. A alegação para a preferência são “questões estratégicas”, conforme edital lançado em agosto para contratar as obras do novo ramal, com quase 9 km de extensão. A licitação deve ser concluída nos próximos meses, com expectativa de início dos trabalhos no começo de 2024. O contorno ferroviário de Joinville não tem previsão de lançamento da licitação, ainda que os estudos estejam em andamento.
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O viaduto inacabado fica na SC-415, próximo do cruzamento com a BR-280. O trecho faz parte da rodovia Duque de Caxias, o principal acesso às praias de São Franscisco do Sul, em segmento contínuo à BR-280. As obras do viaduto, assim com os demais trabalhos envolvendo o contorno, pararam em 2011, para a revisão do projeto. No edital lançado no mês passado, a contratação será integrada, em conjunto com projeto executivo e obras. A concorrência prevê prioridade para o viaduto no projeto e nas obras.
A construção chegou a ser chamada de “maior mesa de sinuca do mundo”, em expressão crítica à paralisação dos trabalhos, ouvida por equipe do Tribunal de Contas da União durante visita ao local. O contorno ferroviário de São Francisco, também a ser utilizado para movimentação de cargas no porto, prevê mais viadutos.
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