A maior circulação de veículos nas últimas semanas em Joinville, com consequente trânsito mais lento, é motivada por uma série de fatores. A retomada das aulas presenciais e o novo momento da pandemia, com redução das atividades remotas, estão entre os motivos apontados pela Secretaria de Planejamento Urbano para a maior movimentação das ruas da cidade. Os sistemas de acompanhamento do trânsito utilizados pela Sepud já apontaram o crescimento do tráfego de veículos. A frota de Joinville ganhou 62 mil veículos nos últimos cinco anos.
Continua depois da publicidade
> Mobilização no Planalto Norte busca duplicação de rodovia federal em SC
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As empresas de ônibus também estão observando a maior movimentação no trânsito de Joinville, o que implica em maior lentidão do transporte coletivo. Com isso, há necessidade de mais ônibus no sistema para o cumprimento dos horários. Em um exemplo, um ônibus que faz o trajeto entre dois terminais nem sempre chega a tempo de atender o horário de retorno a partir do terminal de destino. Dessa forma, um ônibus extra passa a circular para o atendimento do horário.
O tráfego também fica mais pesado por questões pontuais. Entre os exemplos, estão a fila nos postos na quinta-feira da semana passada por causa do anúncio no aumento dos combustíveis ou obras, como a duplicação e construção de elevado no Distrito Industrial.
Continua depois da publicidade
Joinville tem frota de 444 mil veículos, conforme o Detran de Santa Catarina, incluindo carros, motos, caminhões, ônibus, entre outros. Há cinco anos, no início de 2017, eram 382 mil. Assim, a cidade ganhou 62 mil veículos no intervalo.
> Reforma de rodovia estadual em Joinville será dividida em lotes
> Novo estudo domina debate sobre proposta de lei ambiental em Joinville
> Joinville tem tabu de quase 20 anos na eleição para deputado estadual
> Prefeitura de Joinville publica decreto sobre máscaras
> Adriano aponta decisão sobre máscaras como “excelente notícia”