O sistema de fiscalização eletrônica de trânsito contratado pela prefeitura de Joinville está sendo desativado. Os radares e lombadas eletrônicas estão sendo desligados, segundo o município, porque não há mais possibilidade de prorrogação do atual contrato: é uma situação semelhante, por exemplo, aos serviços de iluminação pública, que não teve nova licitação lançada pelo governo anterior. O Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) está elaborando o novo edital para a concorrência da fiscalização eletrônica, ainda sem data definida para lançamento, mas com meta de abertura nas próximas semanas.
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No ano passado, os equipamentos eletrônicos registraram 170,8 mil infrações de trânsito, a maioria por excesso de velocidade (mas há notificações por outros motivos). O contrato previa em torno de 100 aparelhos – a quantidade de dispositivos chegou a ser maior, mas houve redução em 2019 por causa da perda de receita. As multas aplicadas pelos agentes de trânsito chegaram a 51,4 mil.
A paralisação do serviço também ocorreu em 2013, quando iniciou novo governo municipal. O entendimento foi de que não havia mais possibilidade de prorrogação do contrato e foi lançada nova licitação, com adoção de novo modelo de fiscalização. O novo contrato passou a vigorar ainda naquele ano.
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