Ainda sem data para lançamento, o próximo concurso público da prefeitura de Joinville será para a educação, com oferta de pelo menos 500 vagas. O planejamento havia sido anunciado em fevereiro e continua em vigor. O setor tem a maior demanda atualmente no município. A proposta de concurso geral (para diferentes categorias), presente no primeiro ano do governo Adriano Silva, está mais distante por causa do comprometimento das despesas com folha de pessoal na Lei Fiscal. Além disso, a saúde, outro setor com demanda, está passando por reorganização, com a possibilidade de adoção de organização social em UPA e hospital.
Continua depois da publicidade
> Adriano Silva aponta três demandas de Joinville aos pré-candidatos a governador
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A rede municipal de educação tem planos de expansão, principalmente na educação infantil. Os planos são de construção de dez novas escolas de ensino fundamental e 31 novos centros de educação infantil – a meta é para longo prazo, mas parte das construções devem iniciar em 2023. É para atender a demanda atual e a futura que está sendo preparado concurso específico para a educação.
Pelo último balanço, Joinville gasta 48,3% da receita com pessoal. O índice até caiu em relação ao balanço anterior, quando estava em 49,49%. A redução no número de temporários após conclusão dos contratos teve impacto. No entanto, os próximos balanços vão ter maior repercussão dos reajustes salariais concedidos em janeiro e maio (o impacto no último balanço pegou apenas, ainda que parcialmente, o aumento de janeiro).
Continua depois da publicidade
O último concurso geral da prefeitura de Joinville foi realizado em 2014. Depois disso, apenas concursos para a Guarda Municipal e para o Saúde da Família (médicos) foram feitos, tratando-se de servidores efetivos. As demais contratações foram feitas por meio de processos seletivos para temporários.
> Futura ponte na zona Sul de Joinville tem custo estimado em R$ 250 milhões
> Sai decisão em Joinville sobre uso dos ônibus amarelos no fretamento em 2020 e 2021
> Por que passeios de trem em Joinville continuam nos planos da prefeitura
> Câmara de Joinville quer criar dia municipal em memória das vítimas da Covid
> Reparo em local da queda da calçada em Joinville inicia e vai durar 45 dias