A construção da Ponte Joinville tem um prazo para ser concluída por causa do contrato do empréstimo com o Fonplata. O financiamento de U$ 40 milhões foi assinado em setembro de 2018, com prazo de quatro anos. Como a obra não foi iniciada, o contrato teve nova prorrogação no ano passado, também por quatro anos, com encerramento do prazo de desembolso em 26 de setembro. Os preparativos para as obras foram abordados em reunião nesta terça-feira da Comissão de Urbanismo da Câmara de Joinville.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

Pelo atual cronograma da prefeitura, o prazo deve ser atendido. O planejamento é lançar o edital entre o final de novembro e início de dezembro. Se esse prazo se confirmar, as obras podem começar no final do primeiro semestre de 2024. Como a construção da ponte entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista terá previsão contratual de dois anos, a conclusão pode ocorrer, em tese, até setembro de 2026.

Se o prazo não for cumprido, nova prorrogação terá de ser providenciada.  O novo edital a ser lançado será o segundo envolvendo a construção da ponte. A licitação anterior foi considerada fracassada porque os dois consórcios participantes não atenderem a todas as exigências do edital. Com o atraso, o contrato de supervisão assinado no ano passado foi suspenso. O custo da ponte está estimado em R$ 300 milhões.

Edital busca patrocínio para banheiros públicos em praias de cidade de SC

Continua depois da publicidade

Sai índice do reajuste do IPTU de Joinville para 2024; pagamento terá nova opção

Ainda sem obras, duplicação de mais de R$ 200 milhões em SC tem “saga” de dois anos

Baterias de grande porte para armazenar energia podem reforçar sistema elétrico de SC

Ainda não há fonte para bancar etapa de maior custo de duplicação de Joinville

Com mudança sobre coligações, Novo busca mais aliados em Joinville para 2024

Joinville tem nova tentativa de contar com ônibus elétricos