O contrato de fiscalização eletrônica de trânsito de Joinville teve alteração nesta semana, com mudança em parte dos pontos dos radares, a maioria em locais onde ainda não houve a instalação. Em onze endereços previstos, não haverá mais a colocação de equipamentos. Houve ainda inclusão de mais dois pontos e mudança de aparelhos (lombadas eletrônicas em vez de radares) em outros dois, além de modificação da localização em determinadas ruas (confira abaixo a lista completa de mudanças).

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A retomada da fiscalização eletrônica em Joinville começou em junho. Em 15 pontos, os radares e lombadas estão em operação, com aplicação de multas. Há autorização dos aparelhos em mais 20 locais e, nas próximas semanas, o Detrans autoriza mais pontos. Com o aditivo no contrato, o número de endereços monitorados cai de 101 para 89.

No entanto, o número de faixas continua o mesmo, de 222 – um radar que não vai operar em determinado local passa para outro já com previsão de monitoramento, mas com fiscalização em mais faixas, por exemplo. Novos corredores de ônibus estão entre os motivos. Conforme o Detrans, a alteração contratual ocorreu porque houve mudanças no trânsito desde a definição dos pontos.

Os locais foram definidos no início de 2021 e somente no primeiro semestre deste ano foi assinado o contrato – a licitação esteve um período paralisado por causa de ações judiciais. Nesse intervalo, houve alterações viárias para redução de velocidade que não justificavam mais a localização, conforme o departamento.

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Na lista de motivos, está a instalação ou previsão de lombadas físicas ou constatação de redução de acidentes. Também foram alterados endereços, ainda que os radares tenham permanecido na mesma rua. O Detrans mantém a avaliação e o sistema poderá passar por mudanças, se for constatada a necessidade.

O que muda na fiscalização eletrônica

Não terá mais instalação de equipamentos

Ponte Serrada, 440 (implantada lombada física)

Tenente Antonio João, 1937 (implantada lombada física)

Anitápolis, 245 (vai ser implantada lombada física)

João da Costa Júnior, 1350 (implantada faixa elevada)

Júpiter, 890 (implantada faixa elevada)

Olavo Bilac, 829 (feitas alterações viárias)

São Firmino, 555 (implantada faixa elevada)

Teresópolis, 460 e 300 (será implantada lombada física)

Dona Francisca x Princesa Izabel (local teve redução de acidentes de trânsito)

Marquês de Olinda x Max Colin (local teve redução de acidentes de trânsito)

Rua Papa João XXIII X Rua Pasteur (local teve redução de acidentes de trânsito)

Locais que vão receber equipamentos

Rui Barbosa, 576

Jarivatuba, próximo ao nº 1856

Alteração de endereço

Iririú – do número 1070 para 1188

Aluísio Pires Condeixa – 2700 para 2250

Plácido Hugo de Oliveira, s/n

Aubé – 1281 para Rua Aubé, 1488

Albano Schmidt – 2739 para 2571

São Paulo – 3600 para 4353

Timbó – 1276 para 1840

15 de Novembro – 7835 para 7558

Alteração no tipo de equipamento

Benjamin Constant, 650 e 530 (será instalada lombada eletrônica, em vez de radar)

Rua Leopoldo Beninca, 365 (será instalada lombada eletrônica, em vez de radar)

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