Pela primeira vez desde o início dos pagamentos, no ano passado, o subsídio para as empresas de ônibus não será repassado pela prefeitura neste início de mês: o sistema do transporte coletivo operou de forma equilibrada em outubro e, com isso, não haverá necessidade de compensação pelo município. No entanto, em caso de eventuais novos prejuízos, o subsídio voltará a ser pago.

Continua depois da publicidade

> Montante não muda, mas repasse de SC para rodovias federais tem aditivo

 > Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

No mês passado, houve aumento no número de passageiros, mas a liberação de ocupação de até 100% dos veículos foi decisiva para zerar o repasse, um montante que já vinha caindo há meses. Com a maior utilização dos ônibus, foi reduzida a utilização de veículos extras e as despesas, consequentemente, caíram. O liberação na ocupação dos ônibus foi adotada após recuo nos indicadores da pandemia.

No último repasse da prefeitura, efetuado no início do mês passado e referente a setembro, foram pagos R$ 139 mil para as duas empresas. Desde o ano passado, as concessionárias receberam R$ 14,5 milhões por causa dos prejuízos na pandemia. As ações judiciais foram apresentadas pelas empresas. Há outra pendenga judicial envolvendo o cálculo dos montantes a serem pagos.

Continua depois da publicidade

> Edital para projeto de reforma da Cidadela de Joinville é reaberto

> Prefeitura de Joinville envia projeto à Câmara para “atender” futura oferta de 5G

> Aumento do IPTU em Joinville motiva embate na Câmara de Vereadores

> Decoração de Natal será ampliada em Joinville; confira lista de novos locais