A tendência de redução no número de candidatos se confirmou e Joinville terá cinco nomes da disputa pela prefeitura. Até porque a lista com 15 postulantes de 2020 foi completamente fora da curva, dificilmente o recorde se repetiria. No entanto, somente em 2000, quando Luiz Henrique buscou a reeleição contra dois concorrentes, o número foi tão reduzido – foram cinco candidatos em 2012 e 2004. Há uma série de motivos para a queda nos interessados em concorrer no maior colégio eleitoral de Santa Catarina, no qual 434 mil pessoas estão aptas a votar em outubro.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A condição de o Novo rever a restrição às alianças e passar a aceitar coligações foi um movimento importante para a redução no número de candidatos. Adriano Silva vai tentar o segundo mandato com apoio de seis partidos e uma federação. Em 2020, o partido concorreu sozinho. A adesão em 2024 a Adriano também foi motivada pelo pragmatismo dos aliados, que consideram a gestão bem avaliada – o que também ajudou a afugentar determinados eventuais concorrentes.

Até o PSD, presente no segundo turno das últimas três eleições municipais de Joinville, desistiu de nova candidatura própria e se aliou a Adriano – que nem precisou abrir mão da vaga de vice (Rejane Gambin). Uma curiosidade: todos os partidos que estão agora com Adriano, com exceção do PSDB (que forma federação com o Cidadania) tiveram candidatos próprios a prefeito em 2020, levando em conta também partidos originais de fusões. O PL tentou aliança com Adriano no ano passado, sem sucesso.

Candidato do PL

Continua depois da publicidade

A força eleitoral de Bolsonaro na cidade também teve impactos no lançamento das candidaturas a prefeito. Em 2020, o então presidente estava sem partido e vários candidatos se apresentaram como bolsonaristas, o que acabou diluindo as votações – na prática, a questão não teve influência.  Depois, Bolsonaro se filiou ao PL e a situação passou a ser outra: o apoio do ex-presidente é um dos principais trunfos de Sargento Lima, o nome do partido para a disputa. Bolsonaro teve em Joinville a maior votação proporcional nas eleições de 2018 e 2022 entre as cidades com mais de 300 mil eleitores.

Na convenção do PL de Joinville, o governador Jorginho Mello garantiu que vai buscar a vinda de Bolsonaro para a campanha municipal na cidade. Lima é deputado estadual reeleito – foi o mais votado em 2022 na cidade, na disputa pela Assembleia Legislativa. O parlamentar e o prefeito são os dois candidatos com mandato na corrida eleitoral em Joinville.

Ex-prefeito na disputa

A eleição de Joinville terá um ex-prefeito na disputa: Carlito Merss vai concorrer pela oitava vez pelo PT. O prefeito de Joinville entre 2009 e 2012 não demonstrava sinais de se candidatar em 2024, mesmo há pouco meses – a candidatura acabou sendo anunciada pouco antes das convenções. O candidato do PSB, Rodrigo Bornholdt, vice-prefeito entre 2005 e 2008, volta a disputar a prefeitura de Joinville. O advogado conta com apoio do PDT, Avante e Solidariedade.

A surpresa na reta final veio do MDB, com o lançamento de Luiz Cláudio Gubert como candidato. O deputado estadual Fernando Krelling preferiu não concorrer a prefeito, assim como os vereadores do partido (que vão disputar a reeleição) e o escolhido foi um estreante em eleições. Na reta final, o PP desistiu da candidatura própria e o escolhido em convenção, Anelísio Machado, passou a ser o vice de Gubert. A chapa MDB-PP passou a ser apresentada como união “histórica” entre dois tradicionais adversários, ainda que o enfrentamento já faça parte do passado há tempo.

Continua depois da publicidade

Preparação para construção de ponte de 200 metros em Joinville tem nova etapa

“Plano B” para duplicação de rodovia em SC foi esquecido

Qual a alta dos novos alugueis residenciais em Joinville em 2024

Quais cidades de SC têm mais infrações por uso do celular ao volante

Como será novo prédio de escola de ensino infantil em Joinville

Deputado de SC faz pedido de urgência em projeto de volta do nome da cidade em placas

Como está a preparação de estudo para ponte sobre o mar entre duas cidades de SC