O andamento da construção da ponte da Aubé em Joinville está mostrando como a dimensão da elevação da estrutura: a nova ligação entre os bairros Boa Vista e Bucarein terá 6,6 metros de altura em relação ao rio Cachoeira. A dimensão, prevista em revisão do projeto feita em 2021, permitirá a passagem de embarcações de maior porte. Em uma comparação, a ponte Mauro Moura, próxima à Arena Joinville e conhecida pela inclinação, tem 4 metros em relação ao rio. O prazo para conclusão se estende até julho.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
A possibilidade de retomada da navegação pelo rio Cachoeira está nos planos do governo Adriano Silva. A volta das embarcações seria incentivada por meio de investimentos municipais, como novas pontes mais altas e instalação de trapiches (nesse caso, ainda não instalados, mas previstos na proposta do parque Porto Cachoeira).
A construção da ponte entre as ruas Aubé e Plácido Olímpio de Oliveira foi retomada em outubro passado, após nova licitação. A contratação anterior foi rescindida no início do ano passado pela prefeitura, após alegação de descumprimento do contrato. A construção em andamento vai custar R$ 10,6 milhões.
Perto de completar 10 anos, duplicação da BR-280 vê custo chegar a R$ 1,6 bilhão
Continua depois da publicidade
Como a maior cidade de SC registra perda na fatia do ICMS nos últimos 10 anos
Como ficou a proposta do novo binário na zona Sul de Joinville
Proposta em Joinville quer internação involuntária para dependentes químicos em situação de rua
Águas de Joinville e prefeitura buscam acordo em ação milionária
Alta nos novos alugueis em Joinville se manteve acima dos dois dígitos em 2023