Só com a definição de uma agenda comum com ministérios será possível a inauguração oficial da reforma do Museu Nacional de Imigração e Colonização, em Joinville, ainda que o espaço possa ser reaberto ao público antes. A prefeitura incluiu o evento na programação de aniversário da cidade, com reabertura neste sábado, mas acabou cancelando devido à previsão de fortes chuvas. O Iphan já havia feito a comunicação para que não fosse realizado evento público de inauguração – o que foi cumprido pelo município, a única programação prevista no museu foi a “Festa das Luzes”, nos jardins.
Continua depois da publicidade
> Reforma de rodovia estadual em Joinville será dividida em lotes
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Agora, a reinauguração do museu está na dependência da definição da agenda comum entre a prefeitura e os ministérios do Turismo (do qual o Iphan faz parte) e da Justiça, responsável pelo fundo que repassou os recursos para a obra de R$ 3 milhões executada pelo Iphan. É preciso ainda concluir o projeto expográfico, referente à organização do acervo do museu). No entanto, o museu,fechado há quatro anos para a visitação, tem condições de ser reaberto, com exibições de outras exposições.
A prefeitura a autorização para a realizar o evento do museu no dia 12 de março. Na resposta, o Iphan alegou que devido à origem dos recursos utilizados na reforma, a reinauguração só pode ocorrer com a presença (ou autorização deles) dos ministérios envolvidos, situação prevista administrativamente. Por isso, será preciso definir a data de forma conjunta entre a prefeitura, gestora do museu, e os ministérios.
Continua depois da publicidade
A prefeitura alega que não pretendia fazer a reinauguração sem a presença do Iphan. A solenidade ainda será marcada. Após o adiamento, o museu será reaberto no próximo dia 21, com exposição itinerante, mas sem cerimônia formal de reinauguração.
> Novo estudo domina debate sobre proposta de lei ambiental em Joinville
> Joinville tem tabu de quase 20 anos na eleição para deputado estadual