No passado, os piscinões chegaram a ser examinados em Joinville em estudos de obras de macrodrenagem, mas a opção foi pelas galerias e alargamentos como forma de retenção de água. Os reservatórios (subterrâneos ou sobre a terra) foram considerados de custos elevados, além das dificuldades técnicas para a implantação. O debate da drenagem urbana no País ganhou mais força após as cheias nas cidades gaúchas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A macrodrenagem foi realizada no rio Morro Alto, com conclusão em 2013, com instalação de galerias subterrâneas ao longo da rua Timbó. Nos estudos para o rio Mathias, foi analisada a possibilidade de piscinões, subterrâneos ou em áreas abertas, a serem desapropriadas. Na época, no final dos anos 2000, São Paulo estava avançando na instalação dos piscinões. Com os reservatórios, o custo da macrodrenagem do Mathias passaria de R$ 100 milhões, entre outras situações.

A escolha foi pelas galerias sob ruas e instalação de estação de bombeamento no ponto de deságue do Mathias no rio Cachoeira. A estimativa de custo caiu para R$ 65 milhões. As obras pararam em 2020, com 70% da execução prevista. Os piscinões foram avaliados nos estudos de alternativas para as macrodrenagens dos rios Jaguarão e Bucarein, com descarte por causa dos custos e dificuldade de encontrar terrenos disponíveis na área central. A opção foi por galerias. A macrodrenagem continua em estudos, sem previsão de obras, no momento.

Os reservatórios também foram analisados nos estudos sobre a macrodrenagem dos rios Itaum e Itaum-mirim. Dois locais foram mapeados na zona Sul, mas os custos com desapropriações e manutenção levaram à escolha de outra modalidade, com alargamentos e barreiras de contenção. Os projetos executivos estão em andamento e não há estimativa de quando as obras serão realizadas.

Continua depois da publicidade

Joinville ganha 31 mil inscrições desde última eleição municipal e chega a 435 mil eleitores

Pontos de ônibus terão local inédito em avenida de Joinville

O que está previsto em plano de manejo para região junto à Babitonga, inclusive para turismo

Atrasos provocam mudança em traçados de duplicação e de contorno no Norte de SC

Centreventos sai na frente na atual lista de concessões de Joinville

SC tem cidades diferentes na criação de empregos por setor em 2024

Qual a estimativa de custo de ponte entre duas cidades de SC, sobre o mar