Joinville ainda não tem previsão para a retomada das linhas regulares do transporte coletivo aos domingos. Apenas as linhas da saúde, com roteiro para os estabelecimentos de saúde, continuam sendo oferecidas. São oferecidas sete linhas. O entrave para a volta dos demais itinerários é o custo, a ser “dividido” também com a prefeitura.

Continua depois da publicidade

> Como vão funcionar os ônibus “executivos” em Joinville, a ser lançados no mês que vem

​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O transporte aos domingos já era deficitário aos domingos mesmo antes da pandemia, ainda que funcionasse com menor número de linhas e frequências. Portanto, em caso de retorno, parte dos custos teria de ser bancada, ainda que indiretamente, pela prefeitura de Joinville por meio do “subsídio” mensal, pago mensalmente desde o ano passado. O desembolso é feito após decisões judiciais determinarem o ressarcimento pelos prejuízos das empresas do transporte coletivo com a pandemia.

O impacto no subsídio, combinado com a menor demanda de passageiros, era também o motivo para a redução de linhas e frequências nos dias úteis. No entanto, mais linhas foram retomadas a partir de agosto por causa da maior procura pelos passageiros. A movimentação cresceu principalmente por causa do maior contingente de estudantes voltando ao ensino presencial. O subsídio teve queda, passando de R$ 590 mil (referente a agosto) para R$ 320 mil (desembolso de setembro).

Continua depois da publicidade

> O que tem para Joinville e região em plano de mobilidade de SC

> Dose de reforço da vacina contra Covid em Joinville deve atender 58 mil pessoas em 2021

> Joinville aponta como está a situação de 92 ruas mapeadas para pavimentação