As expansões urbanas em Joinville de maior porte terão de levar a criação ou ampliação de bairros na cidade. A providência terá de ser tomada porque as expansões deixam de fazer parte da zona rural e passam a pertencer ao perímetro urbano. Joinville é dividida em dois distritos (Sede e Pirabeiraba), com 43 bairros, incluindo as zonas industriais (Norte e Tupy). Os bairros mais recentes de Joinville foram criados há duas décadas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Nesta semana, a Câmara de Joinville aprovou a regulamentação da área de expansão urbana de Proteção da Paisagem Campestre, com 4,5 mil hectares, uma ampliação de 21% do perímetro urbano. A expansão tem porção no Distrito de Pirabeiraba e limites com os bairros Jardim Paraíso, Vila Cubatão, Jardim Sofia e Zona Industrial Norte.

A alternativa poderá ser ampliar a abrangência desses bairros limítrofes ou a criação de novos bairros – a expansão tem três setores, com diferentes regras de utilização residencial e de atividades econômicas. A mesma situação deve se repetir da área de expansão urbana Sul, com 3,2 mil hectares. Nesse caso, o projeto de regulamentação dos usos está em tramitação na Câmara desde o final do ano passado.

Continua depois da publicidade

A expansão Sul tem limites também com os municípios de Araquari e Guaramirim, além de ser cortada pela BR-101. A área terá mais uso industrial e logístico do que residencial, com divisão em dois setores. As demais áreas de expansão urbana previstas no Plano Diretor estão em fase de preparação dos projetos de regulamentação, ainda a serem enviados aos vereadores. Os últimos dois bairros criados em Joinville foram Parque Guarani e Ulysses Guimarães.

Joinville contrata consultoria para montar novas PPPs

Polo portuário de SC terá sinal verde para PPP inédita de R$ 300 milhões

Como será o novo planetário do PR; Joinville também tem plano de instalação

O que muda com a aprovação de expansão urbana de 4,5 mil hectares em Joinville

Mulheres são 33% das candidaturas para Câmara de Joinville

Quais serão os Estados mais populosos em duas décadas; SC deverá ganhar três posições

O que já foi feito na construção de ponte de R$ 386 milhões no Litoral do PR