Comuns em Curitiba, as trincheiras nunca chegaram a ser instaladas em Joinville, nem há previsão. O modelo de cruzamento, no qual uma das ruas passa sob a outra, sem necessidade de semáforos, chegou a ser examinada para o cruzamento da rua Ottokar Doerffel com a continuação da Marquês de Olinda, mas a opção para a duplicação foi uma rotatória. Historicamente, há uma série de motivos dos setores de planejamento municipal para as estruturas não terem sido instaladas em Joinville – na lista, estão alegações também usadas para a condição de a cidade contar com reduzido número de elevados.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A composição do solo e, em determinados locais, a proximidade com o lençol freático, está entre os fatores citados para que as trincheiras não tenham avançado. Em Curitiba, o solo seria mais adequado. As estruturas também precisam ser instaladas em locais mais elevados, para não depender do bombeamento de água para evitar alagamentos em período de chuvas.

Confira imagens de trincheiras em Curitiba

O custo para a construção das trincheiras entra na lista. A alegação usada parcialmente sobre os elevados, de atender a demanda em uma só direção (ainda que eventualmente com dois sentidos), também é utilizada em relação às trincheiras. Mas a possibilidade de instalação não está descartada: pode até vir a ser adotada, mas em conexão mais distante de locais de maior densidade populacional.

Continua depois da publicidade

PT mantém tradição da candidatura própria em Joinville e Carlito deve concorrer pela 8ª vez

Antiga ponte de ferrovia vai “reaparecer” com nova ligação sobre o Cachoeira, em Joinville

Busca de retomada das obras em lote da BR-280 tem trecho como prioridade

Por que porto de SC quer prorrogar concessão até 2049

Repasse para hospital em Joinville ainda provoca divergências

Joinville vai permitir até um andar em vias projetadas do Plano Viário

Joinville tem mais de 17 mil endereços sem número