O relatório de impacto ambiental de “novo” trecho do contorno ferroviário de Joinville está em análise no Instituto do Meio Ambiente (IMA). O pedido de licenciamento apresentado pelo DNIT em outubro é referente à chamada “Variante Araquari”, uma mudança no traçado definida ainda no final da década passada. A solicitação de licença um trecho de 4,3 km, na região do Itinga, em Araquari.
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As obras do contorno ferroviário de Joinville pararam em 2011, após ser constatada a necessidade de revisão do projeto. Nessa revisão, o traçado foi alterado na região do Itinga, como forma de afastar a ferrovia de áreas urbanizadas. O segmento também leva em conta as linhas de transmissão instaladas no local. É a “Variante Araquari”. Os demais trechos do contorno de Joinville, com 13,1 km, já contam com licença ambiental, em processo único – nesses casos, não houve alteração no traçado planejado nos inícios dos anos 2000.
O projeto prevê viadutos sobre a BR-101, ruas Santa Catarina e Waldemiro José Borges e rodovia Rio do Morro. Após a concessão da licença ambiental, será possível estimar quando as obras do contorno ferroviário poderão ser retomadas. O custo é estimado em mais de R$ 500 milhões. O contorno de São Francisco do Sul tem chance de ter licitação reaberta ainda neste ano, com retomada das obras em 2024.
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