As dificuldades de contato com os pacientes pelo telefone vêm crescendo nos últimos meses na rede municipal. O problema ocorre porque nem sempre as pessoas atendem ao telefone, conforme avaliação da Secretaria de Saúde de Joinville. Dessa forma, parte dos usuários não é comunicada sobre procedimentos, como consultas e exames. A secretaria está estudando outras formas de comunicação.

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A maior parte dos atendimentos em postos de saúde não precisa de agendamento. É a chamada “porta aberta”. Mas há também os procedimentos eletivos, geralmente em especialidades, que contam com marcação de horário com atendimento. O protocolo prevê até três ligações em horários alternados para contatar o usuário da rede municipal. Uma consulta ou exame só é confirmado após a pessoa ter sido comunicado.

Assim, quem não é encontrado ou deixa de atender ao telefone não entra para as estatísticas de ausências nas consultas ou exames. Mas há, evidentemente, outras consequências. Além de não ter acesso ao atendimento na rede municipal no momento solicitado, o usuário é classificado como não contatado e vai para o final da fila.

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