A redução no número máximo de candidaturas e as alterações nas formações partidárias explicam a queda nos interessados na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores de Joinville. Como as inscrições estão em fase de análise e o sistema ainda está carregando os últimos registros, não há números finais. Mas, como a manhã de domingo eram 236 nomes no site da Justiça Eleitoral, a relação de nomes de 2024 não deverá alcançar nem metade da quantidade registrada na eleição municipal passada, em 2020, quando foram 546 candidaturas aptas (houve dez indeferimentos e renúncias). A listagem de 2024 poderá ser a menor nas últimas duas décadas – em 2004, foram 256 candidatos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Até a eleição passada, era possível lançar um número de candidaturas até 150% das vagas em disputa. Em Joinville, como são 19 cadeiras, cada partido poderia concorrer concorrer com até 28 nomes. A regra mudou e passou a ser 100% das vagas mais um – ou seja, o limite em Joinville passou a ser de 20 nomes, o que contribuiu, evidentemente, para doi Também houve as mudanças partidárias.
Depois da eleição municipal de 2020, houve mais fusões, como PSL e DEM formando o União Brasil e Patriota e PTB se unindo para criar o PRD. O Solidariedade incorporou o PROS. Foram formadas as federações, como PT/PCdob/PV, PSDB/Cidadania e PSOL/Rede. Nesses casos, independentemente do número de partidos, cada federação tem direito a até 20 em Joinville. E houve ainda os partidos que não lançaram candidatos em 2024 na cidade. Em 2020, foram 23 legendas na disputa pelo Legislativo. Agora, são 14, se cada federação for contada como registro único.
Por que o número de candidatos a prefeito caiu no maior colégio eleitoral de SC
Continua depois da publicidade
Preparação para construção de ponte de 200 metros em Joinville tem nova etapa
“Plano B” para duplicação de rodovia em SC foi esquecido
Qual a alta dos novos alugueis residenciais em Joinville em 2024
Quais cidades de SC têm mais infrações por uso do celular ao volante
Como será novo prédio de escola de ensino infantil em Joinville
Deputado de SC faz pedido de urgência em projeto de volta do nome da cidade em placas