Em votação na sessão desta segunda-feira, a Câmara de Joinville aprovou a proibição de cobrança do passaporte da vacina contra a Covid (a comprovação da vacinação para acesso aos locais públicos e privados de acesso de público). A aprovação ocorreu por oito votos a favor e sete contra (quatro vereadores estiveram ausentes). Ainda será realizada votação em segundo turno (provavelmente nesta semana) antes do envio para sanção ou veto do prefeito Adriano Silva.
Continua depois da publicidade
> Ainda distante, dragagem do rio Cachoeira teria carga para 50 mil caminhões
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O projeto foi apresentado no final do ano passado pelo vereador Wilian Tonezi (Patriota). Para o parlamentar, a exigência de comprovação é uma forma de tornar a vacina obrigatória: Tonezi se diz favor da vacinação, mas de forma voluntária e não imposta. Na manifestação durante a sessão, o autor da proposta considerou o projeto “emblemático” para a sociedade. “Não queremos ser obrigados a seguir um regramento que não nós compactuamos”, alegou.
Além de probir a exigência do passaporte, o projeto veda aplicação de sanções a servidores municipais que não tenham tomado a vacina – a prefeitura não faz exigência da vacinação. Ainda no ano passado, Adriano Silva adiantou que pretendia vetar o projeto do passaporte da vacina. O prefeito de Joinville alegou que a prefeitura não faria cobraria o comprovante de vacinação. No entanto, a disposição de vetar, pelo menos naquele momento, era motivada pela alegação de que a lei municipal poderia descumprir determinações estaduais de cobrança do comprovante da vacinação. Adriano não voltou a se manifestar sobre o tema.
Continua depois da publicidade
> Local da queda da calçada em Joinville pode ser liberado ainda em julho
> O que ainda falta nas obras do Mathias motiva reunião em Joinville
> Futura ponte de Joinville é “vizinha” de antiga ponte ferroviária
> Empréstimo de R$ 200 milhões para Joinville ainda sem data para liberação
> “Meta” de leitos de UTI pelo SUS em Joinville ainda não foi alcançada
> Por que abertura de vagas na indústria em Joinville não repete desempenho de 2021