A população de Joinville dobrou em pouco mais de 35 anos. A divulgação dos primeiros resultados do Censo 2022 mostrou a cidade com 616 mil moradores, em dado semelhante ao apontado pela prévia. O município mais populoso havia ultrapassado o patamar de 300 mil habitantes por volta de 1985. A possibilidade de Joinville voltar a dobrar a população nas próximas décadas é uma incógnita.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Joinville passou de 50 mil moradores em meados da década de 50. Somente no final dos anos seria ultrapassada a marca de 100 mil habitantes. Nesse período, começou a expansão mais acelerada da cidade, com avanço de mais de 100 mil moradores por década. Entre 1980 e 1991, foram 111 mil pessoas a mais, um avanço de 47% – mais do que o dobro do crescimento demográfico dos últimos 12 anos.

Se índice de avanço da população dos últimos dois censos se repetir nas próximas décadas, Joinville vai alcançar a marca de 1 milhão de habitantes no início dos anos 2050. Mas há previsão de a população começar a se estabilizar antes disso, o que poderá impactar na estimativa, ou seja, o número de moradores parar de crescer antes de 2050. Um cálculo da prefeitura, para avaliar a demanda por equipamentos públicos, estimou população de 822 mil pessoas em 2041.

Número de imóveis vazios cresce e “surpreende” em Joinville

Continua depois da publicidade

Ministro recebe pedido de três cidades sobre a BR-280

Novas concessões em estradas de SC são improváveis antes de 2025

Contorno de R$ 500 milhões em Joinville ganha licença; obras ainda sem data

Joinville quer criar novo auxílio municipal; proposta está na Câmara

Qual a relação das receitas de Joinville com o tamanho da população

Terminal central de Joinville vai “sobreviver” à licitação dos ônibus