As obras da ponte de Guaratuba devem começar nos próximos meses. A construção, incluindo acessos, está contratada desde o final do ano passado pelo governo estadual do Paraná, e o licenciamento ambiental está na fase final. A etapa seguinte é conclusão do projeto, em até seis meses. Na sequência, iniciam os trabalhos. A obra entre os municípios de Guaratuba e Matinhos tem semelhança com a ligação sonhada entre Joinville e São Francisco do Sul (Vigorelli e Vila da Glória).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A construção em Guaratuba (município litorâneo vizinho de Itapoá) está prevista há mais de três décadas, em local onde a travessia é feita por meio de ferryboat. A ligação sobre a baía de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro pistas, e custo de R$ 387 milhões, incluindo os acessos. O consórcio vencedor da concorrência terá dois anos para concluir as obras.
A ponte de Guaratuba tem semelhanças com a pretendida ponte da Vigorelli porque a ligação é sobre uma baía, em local atendido por ferryboat. Além da proximidade entre os dois locais (em torno de 70 km), as pontes teriam extensão semelhante. No entanto, diferentemente da obra de Guaratuba, a ponte da Vigorelli não tem nenhuma previsão de ser construída – nem ações preparatórias, como estudos de viabilidade em andamento, por exemplo. A defesa da obra tem aparecido em manifestações na Câmara de Joinville.
Maior “impacto” do decreto de emergência da dengue em Joinville é reforço do alerta
Continua depois da publicidade
Com avanço dos casos, Joinville decreta situação de emergência por causa da dengue
Avanço de casos de dengue em Joinville é 25% acima do registrado no início de 2022
“Ajuda” do Estado para hospital de Joinville continua em tratativas
Câmara de Joinville terá mandato coletivo em abril
Pré-candidato a prefeito de Joinville, Rodrigo Coelho não pretende trocar de partido