Uma questão a ser abordada pela nova bancada de deputados federais da região, com posse nesta sexta, é a ponte sobre o canal do Linguado, em São Francisco do Sul. É uma obra complementar que não está presente no contrato do lote 1, da duplicação da BR-280 entre Araquari e São Francisco do Sul. A obra de construção de mais pistas vai continuar precisando de reforço orçamentário, mas no caso da ponte, só tem o projeto básico, sem nenhum centavo previsto.

Continua depois da publicidade

Como já foi adiantado, a estrutura de 1.920 metros de extensão deverá fazer um dos sentidos da rodovia, enquanto o outro ficará com as atuais pistas sobre o aterro.

Em orçamento defasado, são necessários R$ 200 milhões. Há ainda a questão ambiental. Na nova bancada, 25% dos federais são da região da BR-280: Darci de Matos, Fabio Schiochet, Luiz Armando e Rodrigo Coelho. 

A reabertura do canal do Linguado, é improvável a curto ou médio prazo. A ação do Ministério Público Federal com pedido de remoção do aterro, apresentada em 2001m chegou até o STF, sem decisão favorável. 

Posição

Em vídeo gravado para as redes sociais, o deputado estadual eleito Sargento Lima (PSL) agradeceu ter sido lembrado em enquete, também em rede social, sobre a disputa pela Prefeitura de Joinville. Mas garantiu não ter interesse em concorrer em 2020 e reafirmou a disposição de cumprir na íntegra os quatro anos do mandato, repetindo o que já vinha adiantando na campanha, caso fosse eleito.

Continua depois da publicidade

Manifestação

O outro eleito pelo PSL em Joinville na eleição proporcional, Coronel Armando, também já se disse que não é candidato. Dessa forma, ainda que provavelmente venham a surgir outros nomes, o pré-candidato do PSL à Prefeitura é o empresário Derian Campos. As convenções serão realizadas daqui a 18 meses. 

Nomeação

Secretário de Meio Ambiente de Joinville entre 2014 e 2015 e último presidente da hoje extinta Fundema, Juarez Tirelli foi nomeado para a gerência regional do meio ambiente em Joinville. Assim, Tirelli vai comandar o Instituto do Meio Ambiente, ex- Fatma na cidade. Um dos temas em discussão em Joinville é a competência no licenciamento. Em Jaraguá do Sul, o gerente regional será Ronaldo Klitzke.

Preparo

Após o vendaval de duas semanas atrás, com queda de toldo, o pórtico está na fase final de reparo, inclusive com conserto no telhado.