Prevista há mais de 50 anos e em obras desde maio, a ligação entre as zonas Sul e Leste ganhou a denominação, agora oficial, de Ponte Joinville. A lei com o nome, aprovada pelos vereadores a partir de projeto enviado pela prefeitura, foi publicada nesta quinta-feira. Com previsão de conclusão em maio de 2026, a estrutura tem execução perto de 3%, se levadas em conta as medições até agora. A construção da ponte, incluindo requalificação das vias de acesso, terá custo de R$ 310 milhões.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A Ponte Joinville está prevista desde o Plano Viário de 1973, ainda que a preparação para a construção só tenha iniciado em 2013. Naquele ano, a denominação já aparecia nos editais de licitação. Informalmente, a ligação era conhecida como “Ponte do Adhemar Garcia”, em referência a um dos bairros da ligação – o outro é o Boa Vista. A ponte tem 980 metros, com vão sobre o rio Cachoeira e outro curso d’água.

Confira imagens das obras

As demais pontes construídas recentemente em Joinville já contam com denominação oficial. A estrutura entre as ruas Aubé e Plácido Olímpio de Oliveira é a Ponte Albertinho Bornschein. A ligação entre as ruas Nacar e Coronel Francisco Gomes é a Ponte Harald Karmann. A próxima ponte a ser construída em Joinville, na rua Anêmonas, ainda não tem nome oficial – a construção está na fase de licitação.

Continua depois da publicidade

Quais regiões de Joinville ganharam mais moradores

Cidade que mais cresce em SC vai avaliar PPP para duplicar via de acesso a porto

Contrato de 90 dias de obras para duplicação em Joinville volta a ser prorrogado

Como “nova” estrada, com ponte de quase 500 metros, pode ajudar a desafogar rodovia federal em SC

O que levou à criação de comitê sobre pessoas em situação de rua em Joinville

Como serão usados drones “falantes” no litoral do PR

Rodovia de SC com movimento de 5 mil caminhões por dia passa por reparos