A fabricação de aeronaves, veículos militares e ferroviários e de caminhões está na lista de atividades econômicas sugeridas para Joinville e região em estudo da Fiesc, em parceria com a UFSC. O diagnóstico “Estratégia de Diversificação Inteligente para as Microrregiões de Santa Catarina” traz novos setores com viabilidade de serem desenvolvidos, conforme as atuais características de cada uma das regiões. No caso da fabricação dos veículos, a indicação é baseada em “habilidades correlatas” existentes na indústria automotiva, metalmecânica e de softwares.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

“É notável que um significativo volume de serviços intensivos em conhecimento tenha figurado entre as sugestões reveladas pelos critérios de seleção para essa estratégia de diversificação”, apontou o estudo, em referência à Joinville e região. Na esteira de segmentos industriais já estabelecidos, são citados outros setores para a diversificação, como a produção de equipamentos bélicos e produtos de ferro e aço laminados para a indústria metalmecânica; e a produção de resinas, tintas e fibras químicas, para a indústria química.

A formação de um polo de finanças é apontada no estudo da Fiesc com potencial de diversificação, com citação de segmentos como bancos de desenvolvimento, administração de bolsas, entre outros. “De fato, soluções financeiras estão estritamente relacionadas a demandas industriais. De forma complementar, tanto a soluções inovadoras à indústria como aos serviços financeiros, vê-se a conveniência de acelerar o desenvolvimento de serviços de tecnologia de informação e comunicação e de consultoria empresarial”.

A fabricação de peças para sistemas de suspensão, direção, freios e transmissão de veículos foi incluída. Outros exemplos são serviços e equipamentos de tecnologia de informação e comunicação, entre outros. A construção de redes de transportes por duto e a fabricação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo estão na lista do estudo apresentado na semana passada pela Fiesc.

Continua depois da publicidade

Em quais faixas etárias os homens são maioria na população de Joinville

Censo mostra maior avanço entre idosos em Joinville, mas população com até 34 anos ainda é maioria

Infrações por avanço de sinal vermelho têm “disparada” em Joinville na volta dos radares

Onde serão construídos elevados e viadutos na duplicação da BR-280

FOTOS: Como será a Praça Húngara em cidade de SC

Parada há oito anos, obra da Costa do Encanto terá tentativa de acordo