Principal motivo da fama da cerveja produzida pela Antarctica em Joinville até o final dos anos 90, a fonte de água continua sem previsão de nova utilização. Desde a compra do terreno pela prefeitura, em 2001, houve propostas de instalação de parque, implantação de memorial e até de envase da água. Mas nada foi adiante, como demonstra o terreno cada vez mais tomado pela vegetação, no bairro América.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
A área de 55 mil metros quadrados, na maior porção em área de morro, fez parte do conjunto de imóveis comprados junto à cervejaria Antarctica pela prefeitura, em 2001. O principal objetivo era transformar a antiga fábrica, com produção encerrada em meados dos anos 90, em um complexo de cultura, a Cidadela Cultural, objetivo nunca alcançado – neste momento, a prefeitura busca um modelo de concessão à iniciativa privada.
Confira imagens da Cidadela e do local da fonte d’água
A qualidade da água era apontada como o principal motivo para o reconhecimento da cerveja Antarctica produzida em Joinville, considerada à época uma das melhores do País. A procedência era verificada pela tampa da garrafa. Antes mesmo da chegada da empresa paulista, em 1948, as cervejarias anteriores já utilizam a água da fonte da rua Anchieta, trazida por meio de canalização subterrânea – a fonte na própria fábrica também era usada. A cerveja Antarctica foi produzida em Joinville durante 50 anos, até o fechamento da fábrica na rua Quinze de Novembro, em 1998.
Continua depois da publicidade
Nos anos 2000, após a compra dos imóveis da cervejaria pela prefeitura, houve movimento para que a área da fonte d’água fosse transformada em parque. A proposta não foi adiante. Em 2012, o então Ittran, antecessor do atual Detran, abriu chamamento a exploração da água mineral do local. Não apareceram interessados. Outra proposta surgiu em 2015, para instalação de Memorial da Água, proposta apresentada em trabalho de conclusão de curso. O projeto teve apoio da Águas de Joinville, mas também não saiu do papel. Não há, neste momento, outro plano para o espaço comprado pela prefeitura há mais de 20 anos.
MP vai apurar condições de rodovia em SC
O que está previsto no modelo de calçadas drenantes, em obra de Joinville
Por onde vão começar as obras da Ponte Joinville
VÍDEO: Pela primeira vez, Porto Itapoá recebe navio com 51 metros de largura
Folha de pagamento da prefeitura de Joinville vai passar por verificação
Quais os planos para prédio histórico de Joinville
Qual região de Joinville ganhou mais de 10 mil eleitores desde a última eleição municipal