A cobertura dos planos de saúde em Joinville continua em queda em 2020. Pela atualização desta semana da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), são 216,6 mil pessoas com cobertura da medicina privada. São 4,5 mil a menos em comparação com o final do ano passado. Se a comparação for com 12 meses atrás, a cobertura encolheu em 8,2 mil segurados.

Continua depois da publicidade

> Internações por coronavírus em Joinville voltam a subir

> Por que Joinville ainda não prevê ampliar medidas de restrição sobre coronavírus

As flutuações de alcance dos planos de saúde estão ligadas ao movimento do mercado formal de trabalho, afinal, a maioria das coberturas é vinculada a planos empresariais. Em Joinville, os impactos da pandemia cortaram mais de 13 mil empregos nos primeiros três meses. Mas as contratações recomeçaram a partir e o saldo do ano está positivo, com quase 1,7 mil vagas criadas (o desempenho de janeiro e fevereiro ajudou no resultado). Mas a recuperação ainda não chegou aos planos de saúde.

Ainda assim, Joinville tem uma cobertura proporcionalmente elevada, com 36% da população contemplada por planos de saúde. Em Santa Catarina, o índice fica em 20%. Os dados da ANS foram atualizados até o mês de setembro.

Continua depois da publicidade

 > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia