A proposta do novo Plano Viário de Joinville quer regras para a instalação de redes subterrâneas na cidade. Se não for possível colocar as tubulações sob as calçadas, que sejam implantadas nas ruas a pelo menos um metro de profundidade. O projeto trata também de postes e caixas de inspeção. As principais diretrizes do Plano Viário são referentes às futuras novas vias da cidade, incluindo a expansão das atuais ruas.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O projeto do Plano Viário quer as instalações subterrâneas abaixo das camadas de base e sub-base das ruas pavimentadas, seja com asfalto ou outro tipo de revestimento. Se a proposta for aprovada, a regra valerá para as futuras redes. Com as redes a pelo menos um metro de profundidade, os riscos de rompimento são menores, afinal, a tubulação estará “protegida” pela base e sub-base. Sem o rompimento e a necessidade de reparos, a durabilidade da pavimentação é maior.

Por outro lado, o custo é maior para a instalação. A colocação sob as calçadas acaba com a necessidade de intervenções nas ruas, por isso é considerado o modelo ideal – seria como no caso das rodovias federais, com todas as redes nas faixas de domínio. No entanto, há casos em que rede terá de ser duplicada (dos dois lados dos passeios) e há situações nas quais a calçada não tem a dimensão para abrigar um número maior de redes.

Não há citação de quais instalações estariam submetidas à eventual nova regra, mas se trata de redes de água e esgoto, gás, fiação subterrânea de energia, entre outras. No mês passado, uma instrução conjunta das secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente trouxe regras sobre obras subterrâneas. A Seinfra terá participação maior na autorização e fiscalização.

Continua depois da publicidade

Proposta de “condições especiais” temporárias às startups chega à Câmara de Joinville

Como Operação Mensageiro “supera” Et Pater Filium

Obras da Ponte Joinville podem ficar para o início de 2024

Instituto recebe pedido para encontrar capivara em Joinville

Aos 25 anos, Centreventos de Joinville vai ganhar nova pintura e terá Quadra da Dança

Na véspera de assembleia de servidores, Joinville confirma reajuste pela inflação