O protocolo de volta às aulas em Joinville não será alterado pelo Plano Estadual de Contingência para a Educação, a ser apresentado na manhã desta quarta-feira pelo governo estadual. “Não haverá mudança porque nossas diretrizes já foram baseadas nas orientações do Estado”, diz a secretária de Educação de Joinville, Sônia Fachini. A retomada das aulas presenciais, suspensas desde março, está prevista para 13 de outubro, caso não seja realizada nova prorrogação.

Continua depois da publicidade

> Volta às aulas a partir de outubro em SC começa pelo ensino médio

> Mesmo com eventual recuo em matriz de risco, novas flexibilizações em Joinville não serão imediatas

> Ainda sem licença ambiental, Ponte Joinville não tem data para abertura de licitação

O plano estadual vai trazer as medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus, além de diretrizes para o ensino, alimentação e comunicação, entre outros temas. As medidas são válidas para as redes estadual e municipais e devem servir como orientação para os estabelecimentos da rede privada.

Continua depois da publicidade

O protocolo de Joinville, apresentado no mês passado, determina rodízio entre os estudantes, com 30% de cada turma em aulas presenciais a cada semana e os demais recebendo conteúdo em casa – o ensino à distância será mantido. A jornada diária em sala de aula será reduzida em duas horas e os níveis de ensino vão voltar de forma gradual (inicia nas séries finais do Ensino Fundamental, com o Ensino Infantil na etapa final. Os alunos terão medidas específicas

> Com folha anual de R$ 1 bilhão, prefeitura de Joinville tem quadro com 12,6 mil funcionários