O atraso na conclusão das obras de duplicação da BR-280, iniciadas há dez anos e ainda sem estimativa de conclusão, impacta também nos planos de concessão de rodovias no entorno. A estrada federal tinha cronograma inicial de estar duplicada em 2018, quando o segmento ampliado, os 76 km entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, passaria para a gestão da iniciativa privada, por meio de concessão. No entanto, apenas um dos três lotes tem previsão de conclusão, em 2025: os demais ainda vão levar mais tempo, sendo que um deles, entre Araquari e São Francisco, está paralisado para revisão de projeto.

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Nessa concessão da BR-280, seriam incluídos dois trechos de rodovias estaduais: a Rodovia do Arroz (SC-108), entre Joinville e Guaramirim; e a Estrada da Serra Dona Francisca (SC-418), entre Joinville e São Bento do Sul. Nos dois casos, as rodovias fazem a ligação entre as BRs 101 e 280. Na década passada, o governo do Estado fez estudos sobre a concessão integrada com as rodovias federais, afinal, havia a perspectiva de conclusão da duplicação da BR-280.

Confira imagens das obras na BR-280

No entanto, as análises demonstraram que o custo da tarifa de pedágio seria inviável se fosse aplicada em uma rodovia ainda em obras, cabendo à concessionária a conclusão. Em 2021, as estradas estaduais entraram em conjunto de vias a serem concedidas junto com rodovias federais. A qualificação para estudos de 3,1 mil km foi feita pelo governo federal.

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Em andamento, os levantamentos sobre a modelagem da futura concessão vão dividir o pacote em lotes. A partir de 2025, será possível estimar quando serão realizados os leilões. No entanto, a eventual da concessão da BR-280 vai depender da conclusão da duplicação, o que ainda não tem prazo definido para a conclusão.

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