O plano de contingência de enfrentamento da dengue em Joinville está prevendo uma central de hidratação, a ser ativada em caso de maior incidência da doença, como forma de evitar superlotação em unidades de pronto-atendimento. Um setor da UBSF Glória, inaugurada no final do ano passado, está reservada para a central – que não tem prazo para abertura, vai depender do comportamento da epidemia. Neste ano, a cidade teve o registro de 1,4 mil casos de dengue, com cinco mortes.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

A experiência da central da dengue, mantida entre março e junho do ano passado, não será repetida em 2024. O espaço no bairro Vista foi utilizado para diagnóstico e tratamento, por meio da hidratação. No entanto, a posição atual da prefeitura de Joinville é que as pessoas possam buscar diagnóstico nos postos de saúde em seus próprios bairros – somente casos de maior gravidade ficam com as unidades de pronto-atendimento.

Na central de hidratação, caso venha a ser ativada, o atendimento será referenciado, o paciente terá de ser indicado por outra unidade de saúde, sem atendimento espontâneo. A central não tem previsão de realizar testes. Nesta quinta-feira, três unidades de saúde passam a atender em horário ampliado, como forma de atender também a demanda da dengue.

Quantas pessoas estão internadas em Joinville por causa da dengue

Continua depois da publicidade

Como ficou o projeto de novo trapiche em Joinville

À espera das áreas de escape, rodovia em SC “recupera” barreira de contenção

FOTOS: O que está sendo feito na urbanização da Vigorelli

Duplicação parcial em Joinville, com rotatória, vai custar R$ 3 milhões

Prefeitura de Joinville tem ranking para seleção de construtora para Minha Casa, Minha Vida

Multinacional faz teste com caminhão 100% elétrico em SC