Tema com certa repercussão em Joinville no passado, inclusive com apresentação de projeto em 2013, a instalação dos BRT para ônibus caiu no esquecimento. A cidade ganhou mais vias exclusivas para o transporte coletivo desde então, mas o modelo “Bus Rapid Transit” acabou não sendo adotado. Nem há mais previsão de instalação: na lista de projetos de infraestrutura e mobilidade com busca de recursos já iniciada, um pacote estimado em R$ 715 milhões, não aparece o BRT.

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O BRT pretendido era para a Beira-rio, entre a Procópio Gomes e o entorno da Acij. A avenida passaria por requalificações, com corredores de mão dupla nas pistas – há corredores hoje, mas em outro modelo. Também havia previsão de mais ciclovias, entre outras intervenções. Muros de arrimo e taludes no rio Cachoeira foram incluídos.

O projeto foi incluído em 2015 no PAC da Mobilidade, um programa de mais de R$ 100 milhões em obras viárias. No entanto, houve atrasos e já na administração anterior já havia a sugestão de supressão das obras na Beira-rio porque os recursos já não eram mais suficientes para todo o conjunto de intervenções. 

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A atual administração pretende concluir as obras já iniciadas do PAC, com as das ruas Albano Schmidt e Helmut Fallgatter, por exemplo. Para o restante, serão buscadas outras formas de financiamento. O BRT deve continuar fora dos planos.

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