As iniciativas para tentar desafogar o trânsito na BR-280 na década passada foram esquecidas. Na lista, tinha desde o pedido de permissão para tráfego de veículos no acostamento, aumento de velocidade permitida, uso de recursos do Porto do São Francisco do Sul para implantação de terceira faixa e até a adoção de sentido único das pistas em horários de pico. As iniciativas foram propostas para trechos do lote 1, os 36 quilômetros da rodovia entre o porto de São Francisco do Sul e o cruzamento com a BR-101, em Araquari. As propostas não foram adiante e estão esquecidas.

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A mobilização pelas mudanças no trânsito na BR-280 tinha apoio de lideranças políticas e empresariais como forma de tentar dar mais fluidez ao trânsito enquanto a duplicação não iniciava. O movimento teve maior intensidade entre 2014 e 2015, época na qual foi autorizado o início dos trabalhos no lote 1 – de forma lenta, por causa da escassez de recursos.

Confira imagens do lote 1

No entanto, não houve concordância do DNIT à época, inclusive na esfera federal, com as mudanças propostas. A iniciativa que foi adiante, o repasse de recursos do porto para a terceira faixa, em proposição do governo Colombo, foi barrada em ação na Justiça Federal com a alegação de que montante deveria ser usado exclusivamente no terminal portuário.

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As obras no lote começaram em 2014 e pararam em 2022, para revisão do projeto. A execução está em 26% do previsto, sem nenhum trecho liberado. O DNIT está tentando a liberação para a retomada das obras, ainda sem prazo definido. Não há mais como o contrato ser executado integralmente – quando as obras voltarem, os trabalhos serão parciais, em dois trechos. O restante terá de ser licitado em novo contrato.

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