Novas placas de sinalização sobre as vias de uso comum de ciclistas e pedestres estão sendo instaladas em Joinville. A sinalização foi colocada em pontos nos quais a ciclofaixa não tem largura para ser bidirecional (permitir o trânsito das bicicletas nos dois sentidos) e, assim, o ciclista também pode utilizar as calçadas. A diferença em relação a outros locais onde há compartilhamento, como na rua Aubé, por exemplo, é que não é feita a sinalização na calçada por onde o ciclista ou o pedestre devem trafegar. A nova sinalização começou a ser implantada no ano passado.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A rua Anita Garibaldi teve a instalação das novas placas em determinados trechos. Outras vias também podem receber a nova sinalização. A ciclofaixa é a modalidade de vias para bicicletas mais utilizada em Joinville. A delimitação é, geralmente, somente com a sinalização. Há também as ciclovias, com maior separação com as pistas para os demais veículos, e as ciclorrotas.

O uso compartilhado de calçadas entre ciclistas e pedestres é autorizado no Código de Trânsito Brasileiro. A modalidade passou a ser adotada no início da década passada, com certa polêmica. Com o tempo, mais ruas passaram a contar com a possibilidade. Houve obras, como requalificação de segmento da rua São Paulo, que foram realizadas já prevendo a utilização compartilhada.

Futura concessão do Centreventos de Joinville atrai interessado

Continua depois da publicidade

Balanço aponta peso maior da despesa com pessoal da prefeitura de Joinville

Cobertura dos planos de saúde em Joinville tem recuo de 4,3% no ano

Lei sobre colmeias motiva ação de Adriano Silva contra Câmara de Joinville

Qual o impacto do reajuste dos servidores municipais de Joinville

Por que o canal do Linguado ainda não é prioridade de curto prazo na duplicação da 280