As pesquisas sobre a mobilidade em Joinville, utilizadas para a elaboração do novo Plano Viário, trazem uma radiografia sobre os horários de maior movimentação de veículos motorizados e do transporte ativo (pedestres e ciclistas). O pico ocorre nas primeiras horas da manhã. À tarde, há oscilações, mas sem alterações significativas. Em média, Joinville tem um milhão de viagens por dia. A maior parte, de 44%, é feita de carros. Em segundo lugar, estão os deslocamentos a pé, com 19%. O restante é dividido entre ônibus, motos e bicicletas.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Sem surpresas, o maior tráfego de veículos, principalmente individuais (carros e motos) ocorre entre às 7h e 8h. O trânsito tem redução no restante da manhã, com movimentação mais baixa às 10h, e volta a crescer no início da tarde. E se mantém praticamente no mesmo patamar entre as 14h e 18h, sem variações significativas – a maior elevação apurada na pesquisa foi às 17h (se aproximando do movimento das 7h). Ou seja, o horário de pico da tarde se estende por horas nesse período do dia.
A estatística foi montada por meio da dados das operadoras de telefonia celular, com coleta em períodos entre 2019 e 2020. O primeiro projeto de revisão do Plano Viário vai tratar da retirada de eixos previstos na lei original, de 1973 e ainda em vigor. A proposta deve ser enviada aos vereadores no começo de 2023. Depois, será a vez do novo plano, com uma série de diretrizes em mobilidade para Joinville.
Quando Joinville poderá chegar a 1 milhão de habitantes
Continua depois da publicidade
Prefeitura de Joinville quer aval para instalar cais flutuante perto de ponte
Adriano Silva se queixa do atraso na licitação do ônibus no passado
Prévia do Censo 2022 aponta duas cidades do Norte com maior avanço em SC
Edital para duplicação de R$ 61 mi em Joinville ainda não foi lançado
Qual será a principal pauta de Maurício Peixer na Assembleia Legislativa