Pesquisa apresentada nesta quinta-feira em reunião da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) apontou que, caso tenham a opção, 75% dos pais consultados em Joinville e região não pretendem mandar os filhos para a escola na retomada das aulas presenciais em escolas municipais. Se o sistema for híbrido, com ensino à distância e presencial, 52,6% dos pais não permitiria a volta à sala de aula. Os dados foram coletados entre 10 e 29 de julho e são referentes a Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. Foram 46 mil respostas – os pais tinham direito a um formulário digital por aluno.

Continua depois da publicidade

> Como será o cronograma de volta às aulas em Joinville

> Volta às aulas em SC começará com atividades de reforço, diz secretário de Educação

Suspensas desde março, as aulas presenciais têm previsão de retomada em Santa Catarina a partir de 13 de outubro, se não houver nova prorrogação. Em Joinville, o protocolo da Secretaria de Educação permite aos alunos continuarem recebendo conteúdo somente por meio do ensino não-presencial, sem retomada para a sala de aula.

As modalidades de ensino à distância desenvolvidos pelas escolas municipais na região da Amunesc foram aprovadas pela maioria dos pais participantes da pesquisa, com maior parte das notas de avaliação entre 8 e 10 em escala de zero a 10. Outros temas também foram pesquisados, como alunos ou familiares em grupo de risco para coronavírus, eventuais dificuldades no ensino não-presencial, entre outros.

Continua depois da publicidade

Os resultados das pesquisas – também foi realizado um levantamento com profissionais da educação – serão usados pelas secretarias municipais na definição de estratégias da retomada. “Cada município recebeu seu diagnóstico e está trabalhando nos dados, que serão fundamentais para compreender o cenário e traçar os próximos passos”, afirmou Simone Schramm, secretária-executiva da Amunesc, por meio da assessoria.

> ​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia